Nos últimos anos, a empresa tem crescido exponencialmente e já conta com quase 200 produtores rurais como clientes, além da distribuição por meio de cinco revendedoras. Em 2022, a empresa comercializou cerca de 35 mil toneladas do FosBio

A Empresa

Capitaneada pelo engenheiro e empreendedor Rodrigo Parreira, a RocaFeed nasceu com o objetivo de produzir fosfato bicálcico com insumos para a indústria de ração. A empresa, por sua vez, iniciou os estudos da cadeia do mineral em 2018, em Poços de Caldas, Minas Gerais. Com os dados adquiridos, a RocaFeed enxergou a viabilidade e a necessidade desse conhecimento para a indústria de fertilizantes. Após dois anos e meio de pesquisas, lançou o FosBio, fertilizante fosfatado e principal produto da companhia.

 

Para tanto, a empresa contou com a parceria da doutora em química Kelly Cristini Bertachini, que desenvolveu, com Rodrigo Parreira, uma fórmula capaz de enriquecer o fosfato natural reativo (FNR) e transformá-lo em um eficiente fertilizante. Em seguida, o conceituado agrônomo Eduardo Coelho uniu-se à empresa, ao atestar a qualidade do produto, e passou a recomendá-lo aos agricultores que pudessem se beneficiar do seu uso. Chegaram, então, à aplicação ideal do FosBio, o carro-chefe da RocaFeed.

A fonte contínua de FNR utilizada como matéria-prima para o FosBio é uma jazida mineral localizada no Sul do Estado de Minas Gerais. A mina de fosfato natural reativo, de origem sedimentar, formada pela decomposição de animais marinhos, tem alta porosidade e reatividade, característica rara em rochas de fosfato em todo o mundo. Por ser uma formação geológica muito antiga, é friável.

Em maio de 2021, a RocaFeed obteve o registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e a licença para o uso da fórmula e a comercialização do produto. No mesmo mês, os primeiros clientes começaram a receber e aplicar o FosBio em suas propriedades. Com a satisfação desses agricultores e a propaganda boca a boca, a companhia conquistou o mercado gradativamente.

A área comercial da RocaFeed é também um diferencial, com atendimento personalizado, para entender a necessidade de cada cliente e pensar nas melhores soluções para o uso do produto. Atualmente, o FosBio tem sido utilizado, principalmente, em plantações de soja e milho da região do cerrado e do Triângulo Mineiro, assim como em outras culturas, como a do café. Sempre visando à busca por evolução, já atende mercados como o de frutas, hortaliças e flores de corte.

Nos últimos anos, a empresa tem crescido exponencialmente e já conta com quase 200 produtores rurais como clientes, além da distribuição por meio de cinco revendedoras. Em 2022, a empresa comercializou cerca de 35 mil toneladas do FosBio