Uma pesquisa conduzida na Fazenda Santa Cruz, em Paraguaçu-MG, entre fevereiro e agosto de 2023, teve como objetivo avaliar a eficiência da fosfatagem utilizando FosBio® (Rocafeed) em sistemas de produção de milho. O estudo focou na análise dos teores de fósforo e boro nas camadas de 0-20 cm e 20-40 cm do solo.
Durante a pesquisa, foram analisados os parâmetros químicos e granulométricos do solo. Com base nos dados obtidos, a quantidade de FosBio® a ser aplicada na gleba foi calculada. A aplicação ocorreu a lanço em 23/02/23, seguida pela aplicação de fosfato natural e, posteriormente, pela semeadura do milho (Pioneer P3440 PWU) em fevereiro.
Os tratamentos incluíram um grupo controle (T1), 516 kg ha-1 de FosBio® (T2) e 1235 kg ha-1 de FosBio® (T3). O experimento foi conduzido em Delineamento em Blocos Casualizados (DBC), com 5 repetições por tratamento.
Os parâmetros avaliados incluíram a produtividade do milho, teores de fósforo (P) e boro (B) no solo antes do plantio e após a colheita, nas camadas de 0-20 cm e 20-40 cm. As médias obtidas foram comparadas pelo teste de Scott-Knott, com 5% de probabilidade, utilizando o software SISVAR®.
Resultados indicam que a aplicação de FosBio® 00-25-00+0,5 de boro na dosagem de 516 kg/ha-1 promoveu melhorias nos teores de fósforo no solo, tanto avaliados pelo extrator resina como Mehlich. Além disso, para o elemento boro, a aplicação de dosagens crescentes demonstrou incremento nos teores do elemento no solo.
Esta pesquisa destaca avanços promissores na eficiência da fosfatagem, oferecendo insights valiosos para otimizar a produção de milho em sistemas agrícolas. Os resultados obtidos contribuem para o aprimoramento das práticas agrícolas, visando um manejo sustentável e eficaz.
Confira o artigo na integra: